Repense a forma como você utiliza as redes sociais e smartphones

 


“Existem apenas duas indústrias que chamam seus clientes de usuários: a de drogas e a de software”.

- Frase do Professor de estatística Edward Tufte, Universidade de Yale, destacadas pelo documentário O Dilema das Redes.


Você já parou para perguntar: quais os riscos terei que assumir ao colocar conteúdo sobre a minha vida particular e expor meus pensamentos nas redes sociais?

 

Por: Eclhim Política

 

Elenquei alguns tópicos para lhe ajudar a entender que o vício provocado pelo prazer de obter likes, curtidas, seguidores e inscritos podem colocar sua vida espiritual, sua vida social, sua vida financeira, sua vida profissional suas emoções e segurança em risco.  


1 - Exposição de experiências sociais e patrimônio.

 

Quando uma pessoa expõe suas experiências sociais como por exemplo: viagens, encontros sociais, idas em restaurantes, lojas e etc., ou seu patrimônio: veículos, imóveis, bens e propriedades, além de sucumbir ao exibicionismo a pessoa inevitavelmente estará também atraindo inveja para sua vida e fornecendo informações valiosas para criminosos.

 

Caso a pessoa expositora de suas experiências sociais e patrimônio não obtenha remuneração para produzir material publicitário, como por exemplo os digital influencers, através do marketing de influência, qual a vantagem em atrair inveja, ladrões e golpistas para sua vida?  O preço para alimentar o ego através de likes e curtidas sem uma contrapartida de ganhos financeiros é uma perda de tempo que pode custar caro devido a desnecessária exposição pública de recursos financeiros e posições sociais.    

 

2 – Exposição em imagem ou vídeo sensual.

  

A intenção de quem utiliza as redes sociais para expor seu corpo em fotos ou vídeos lascivos é sensualizar sua imagem com claro objetivo de despertar interesse erotico nos seguidores ou seguidoras. Com o tempo a pessoa que publica este tipo de conteúdo se torna um escravo ou escrava de padrões estéticos erotizados, cercado de pessoas apenas interessadas em sexo.

 

3 – Exposição ideológica.

 

Apresentar seu posicionamento político e filosófico em suas redes sociais em perfis pessoais, muito provavelmente irá produzir ameaças a sua segurança e de sua família, penalizações financeiras como perda de trabalhos, contratos e clientes, caso o meio onde você encontre seja avesso aos posicionamentos expostos.

 

Se você não for um político, líder religioso, filósofo, escritor, jornalista, ou influenciador social com uma estrutura de segurança física, financeira e jurídica para lhe apoiar, qual a vantagem de expor sua ideologia e pensamentos publicamente em perfis pessoais? 

 

Minha dica para que você posicione politicamente e filosoficamente de forma segura e sem riscos a sua vida social e segurança é a seguinte: crie perfis específicos para propósitos políticos e filosóficos, que não sejam acessados pelo seu meio social real. Exemplos: família, amigos, conhecidos, pessoas do trabalho, clientes e etc. 

 

Outro ponto grave da exposição pública sobre posicionamento político e filosófico é a escravidão imposta pelo vínculo com uma bolha ideológica. Bolhas ideológicas são constituídas por lideranças radicais e com o passar dos dias a imersão neste tipo de grupo irá produzir uma perigosa submissão via necessidade de fidelidade com todos os aspectos do pensamentos da bolha. 



A primeira consequência de fazer parte de grupos radicais é a redução da intelectualidade e empatia, pois toda pessoa imersa em bolhas ou tribos após um período no grupo perderá parte ou toda a sua liberdade de expressão e será obrigada a pensar em todos os aspectos conforme a cartilha do grupo. Quem está inserido neste contexto para voltar a ter liberdade de expressão terá que passar pelo complexo e doloroso processo de rompimento com a coletividade radical que optou por ingressar. 

 

Conclusão:

 

Fora ao uso comercial onde uma pessoa estará lucrando com a venda de alguma informação, conhecimento, serviço ou produto não faz sentido algum publicar conteúdo particular em redes sociais pessoais. 

 

A exposição da sua privacidade em redes sociais é uma irracionalidade, pois só trará prejuízos para quem praticar.

 

Sugestão para os pais de jovens e adolescentes.

 

Não permita que seus filhos tenham smartphones antes de ingressarem na vida adulta.  Quando atingirem a maturidade os oriente sobre os riscos de suas postagens e contatos nas redes sociais. Deixe que eles mesmos comprem este tipo de telefone celular, quando tiverem uma fonte de renda própria. Neste momento estarão ocupados com suas atividades profissionais e um pouco mais preparados para administrar os impactos que suas postagens e interações poderão causar em suas vidas.

 

 

Demência digital uma verdade assustadora


Smartphones estão destruíndo as crianças



Fontes:

Filme, O Dilema das Redes / Netflix  

Livro, Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais / Jaron Lanier

Livro, A arte da prudência / Baltasar Gracián 

Livro, As 48 Leis do Poder / Robert Greene  


Pesquisas:

Sociedade midiatizada

Marketing de Influência

Depressão e redes sociais

Padrões estéticos erotizados  


___________________________

Links Eclhim:

⬇️⬇️⬇️

https://linktr.ee/eclhim 

___________________________


Comentários

Postagens mais visitadas